domingo, 1 de julho de 2012

Workshop fundição artística no SENAI



Acontece entre os dias 29/08 a 01/09 de 2012 o 3º Workshop de Fundição Artística do SENAI que faz parte de uma série de atividades do CENTRO TÉCNICO EM FUNDIÇÃO ARTÍSTICA.

Durante os quatro d...ias do workshop serão apresentadas, em aulas práticas e teóricas, todos as etapas que envolvem a fundição em metal de uma escultura, dos cuidados para moldagem do original à fusão dos metais e pátina da obra final.
O workshop não exige conhecimentos anteriores de fundição artística ou de metais.

Os processos serão apresentados por equipe especializada que trouxe da Europa informações sobre o que há de mais moderno utilizado pelo setor, se aproximando também das tradições seculares que mantêm vivas essas práticas.

São exemplos dessas referências o centro de fundição artística de Pietrasanta, na Toscana, onde são fundidas as obras de Francisco Botero e a fundição francesa Coubertin, responsável pelas novas reproduções de Rodin e Bourdelle. Durante o workshop serão apresentados estes centros e as técnicas aplicadas por cada uma delas.

WORKSHOP

"FUNDIÇÃO ARTÍSTICA POR CERA PERDIDA"
De 29/08 a 01/09 de 2012
De quarta a sábado, das 9 às 17h.
Vagas limitadas a 20 participantes
Carga horária: 32 horas

CONTEÚDO

Moldagem em silicone;
Modelo em cera e canais de alimentação;
Moldes refratários;
Deceragem e calcinação;
Fusão e acabamentos;
Pátinas.

PÚBLICO ALVO

Estudantes;
Técnicos em metalurgia;
Artistas;
Restauradores;
Empresários do setor;
Público em geral.

Local:
Escola SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”
Rua Ari Barroso, 305, Presidente Altino, Osasco - SP

CENTRO TÉCNICO EM FUNDIÇÃO ARTÍSTICA SENAI

Desde o final das atividades ligadas a fundição artística do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, nenhuma instituição brasileira investia na qualificação e modernização do setor. O SENAI possuía as condições técnicas e recursos humanos necessários. É aberto o CENTRO TÉCNICO EM FUNDIÇÃO ARTÍSTICA SENAI, cuja missão é recuperar e implementar novas tecnologias a serviço da reprodução de obras de arte em metal. Foram realizados, nos últimos três anos, a capacitação de equipe técnica, investimentos em equipamentos e treinamento para apresentarem ao público os cursos especializados em fundição de obras de arte.

Histórico

Existe oficialmente no Brasil cerca de quinze fundições artísticas. Seus proprietários são, em sua maioria, netos ou artesões que trabalharam com os imigrantes italianos no começo do séc. XX. Esses artesões chegaram ao Liceu de Artes e Ofícios tornando-o capaz de executar, com maestria, os principais monumentos de São Paulo. Alguns escultores também se tornaram importantes fundidores. Este é o caso de Amadeo Zani que, aos 27 anos, exercia o magistério no Liceu convidado pelo engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo. Na década de 30, inaugurou a própria fundição no Rio de janeiro vindo a se tornar, nas décadas seguintes, uma das mais importantes fundições comercial do Brasil. Na década de sessenta foi a Fundição Zani a responsável pela execução dos principais monumentos de Brasília.

3 comentários:

Ane disse...

Oi Israel,
Você sabe o valor do workshop???
Obrigada.

Eduardo P.L disse...

Vou divulgar no VARAL. Não sei se minha irmã Elisa entrou em contato, mas vou passar para ela essas informações! Saudade. Forte abraço

giperfeito gigi disse...

gostaria de saber se algum amigo aqui de Sampa vai participar. bjs