quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A FUNDIART EM PIRACICABA - SÃO PAULO
















A Fundiart nasceu em 1960. Seu proprietário é o Sr. Euclides Baraldi Libardi. É a fundição com o maior perfil industrial das que conheci. Isto se deve por estar instalada no centro de um polo industrial do interior paulista e também por dedicar boa parte de sua produção a confecção de brindes e troféus. Porém sua tradição em escultura é imensa. Responsável, junto com a Zani, por algumas das novas obras fundidas para a Pinacoteca do Estado, incluindo alguns Brecheret. Também fundiu para Vasco Prado, Calabroni e muitos outros, possuindo desses artistas diversos modelos.
A fundição, apesar de seu porte, trabalha de modo bastante artesanal. Seu forno funciona a óleo e a queima do refratário é feita em casas de tijolos com carvão. A parte de acabamento é bem mais moderna e também organizada de maneira funcional.
Foi a primeira fundição no Brasil que vi utilizar com frequência o bronze. Uma liga com 85% de cobre.
Como toda fundição guarda muitas surpresas. Descobri no meio dos gessos e moldes esse busto acima que, se não me engano, é um dos belíssimos retratos que podemos ver n0 Hall do Teatro Municipal de São Paulo.
Seguem os dados da Fundiart.
Fone: 19. 3424.1767
Fax: 19. 3424.3015
www.fundi.art.br

Um comentário:

Eduardo P.L disse...

A impressão que passa é a melhor possível.
Não podemos dizer o mesmo de algumas obras que surgem nas imagens, mas aí a culpa não é do fundidor!!!! srsr

Forte abraço.